domingo, 29 de abril de 2012

Isomar Pedro Gomes, ex-delegado da «bófia» em Benguela em entrevista ao SA.«Estamos há 20 anos à espera de empregos»



Defendeu com unhas e dentes o regime mo­nolítico que vigorou no país até ao começo da década 90. Provavelmente, com algum excesso de zelo. Fazia parte da temível Se­gurança de Estado. Desmobilizado, em 1991, por força dos Acordos de Bicesse, foi entre­gue à sua sorte. O entrevistado do SA, Isomar Pedro Gomes, ex-funcionário sénior da delegação provin­cial da Segurança do Estado (em Benguela), hoje é um homem amargurado, frustrado. Recusa-se a revelar os cargos que exerceu dentro da «secreta» benguelense, por «se­gredo de Estado» desculpa-se. Este jornal soube que ele não foi no passado um mo­desto operativo da Bófia, visto que já che­gou ao posto delegado provincial interino da contra inteligência em terras de Ombaka, e mais tarde ao de professor da escola de contra inteligência no município da Baia- Farta.Atirado para as sarjetas do desempre­go, sem apoios da Caixa Social das Forças Armadas Angolanas (FAA) ou de uma outra instituição castrense, lamenta a sua sina, assim como de milhares de ex-companhei­ros de farda, que igualmente estão a «sabo­rear as passas do Algarve».
Semanário Angolense (SA): Foi membro da comissão encarregue de desmobilizar os antigos agentes da segu­rança do Estado em Benguela, por força dos acordos de Bicesse. Como foi feita a desmobilização? Isomar Pedro Gomes (IPG)- Os membros afectos à an­tiga Segurança de Estado foram desmobilizados no âmbito dos acordos de paz entre o Governo e a UNITA, visto que fomos considerados excedentários das Forças Armadas An­golanas (FAA). Julgo ter sido um erro, já que os efectivos dos Serviços da Segurança do Estado não pertenciam as forças armadas, mas, enfim, não tivemos outra saída senão acei­tarmos a nossa desmobilização.
SA- Quais foram as promessas que haviam sido feitas pelo Governo quando se registou a desmobilização?
IPG- Eles prometeram que, após a nossa passagem à des­mobilização, seriamos enquadrados na vida civil, tendo nos sido garantido em diversas instituições do Estado. In­felizmente, após a nossa desmobilização houve o retorno da guerra civil, e o campo de manobra do Governo ficou redu­zido, daí a sua incapacidade em resolver o nosso problema do desemprego.
SA- Passados 20 anos desde que foram desmobiliza­dos e 10 dos quais sobre o fim da guerra, que resposta têm recebido em relação ao não cumprimento de tais promessas?
IPG- Nós entendemos que após a nossa desmobilização, que decorreu ainda no período da guerra, o Governo não tinha condições para honrar com as suas promessas, mas já não entendemos que passados 10 anos depois de o calar das armas, o mesmo Governo não tenha conseguido ainda cumprir com as promessas feitas, por altura da nossa des­mobilização.
Se não estou enganado, em 2005, um grupo de camara­das teve a ideia de organizar-se em associação, com o objec­tivo de defender nossos interesses e se encontrar um interlo­cutor que pudesse levar as nossas preocupações ao Governo de Benguela, mas infelizmente até hoje o problema não foi ainda resolvido. Quando nos dirigimos ao Governo, a única resposta que temos recebido tem sido: «Esperar, esperar» …
SA- Como é que está a moral dos ex-membros da segu­rança do Estado perante esta situação?
IPG- Um indivíduo que fica 2 a 3 meses sem salários, fica com boa moral? Acredito que não, mas vou lhe dar um exemplo: li recentemente uma notícia no seu jornal que di­zia que os guardas prisionais haviam manifestado a sua in­tenção de libertar os presos, devido a cortes salariais de que tinham sofrido. Imagina que esses guardas prisionais só por­que sofreram descontos nos seus salários, chegaram ao ponto de ameaçam soltar presos, agora imagine nós, que estamos há 20 anos sem receber um único tostão?
Demos toda a contribuição para a defesa da pátria e do MPLA, porque, naquela altura, o Ministério da Segurança do Estado, era um ministério que defendia o sistema mono partidário, no qual o MPLA era a sua força dirigente; na­quela altura entediamos que defender o MPLA era defender a pátria e defender a pátria era defender o MPLA. Nós de­mos toda nossa vida e sacrificamos toda a nossa juventude na defesa do MPLA.

Há 20 anos que estamos a espera d e uma resposta do Go­verno. É muito tempo de espera! Nestes 20 anos, muitos dos nossos camaradas, que eram antigos operativos já morre­ram na maior das desgraças, sem verem um único tostão.

Hoje, muitos desses camaradas estão a fazer trabalhos braçais, de baixo nível, como roboteiros, carvoeiros, enfim, não é que esses trabalhos sejam indignos, mas para quem deu toda sua vida na defesa do MPLA ir acabar desta forma é muito mais que indigno. É mesmo muito triste saber que 20 anos depois da nossa desmobilização, o próprio MPLA, que ainda governa este país já não se lembra de nós.
SA-E nunca ouve um pronunciamento ou um encontro entre a vossa associação e o governo?
IPG- Bem, se eu lhe contar toda história acerca da nos­sa organização, a ASPAR (Associação Social para Apoio e Reinserção) não será hoje que vamos terminar a entrevista. Mas deixa-lhe dizer o seguinte: mantivemos vários encon­tros com o governador provincial de Benguela, Armando da Cruz Neto, e outras com entidades que nos pediram a do­cumentação para a formação de processos e cadastramento do pessoal para a sua inserção na Caixa Social. Só que, há pessoas dentro da ASPAR, que têm introduzido individuos que nunca sequer foram membros da Segurança de Estado, e muitas dessas pessoas são agentes no activo da Polícia Na­cional, dos Serviços de Emigração Estrangeiros e até mesmo do SINFO, portanto, como pode ver a pessoas que por cima do sofrimento dos outros fazem negócios escuros.

Em 2008, à margem da campanha eleitoral do MPLA, fo­mos contactados por um representante da Casa Militar da Presidência da República, que é o brigadeiro Lubom, com quem nos reunimos no salão nobre da Delegação do Minis­tério do Interior (em Benguela). Ele ficou admirado e choca­do ao saber da nossa existência.
SA- Temos conhecimento que recentemente a directo­ra Nacional da Caixa Social manteve um encontro com a direcção da vossa associação em Benguela, onde ela fez saber que o governo já havia disponibilizado dinheiros de 6 meses…

IPG: Esses 6 meses que a senhora se referiu -eu por aca­so não estive presente- mas sei que esteve presente nesta reunião a direcção da Aspar nacional e a provincial. Por aquilo que é do meu conhecimento, após a representante da Caixa Social ter informado que o Estado havia disponibili­zado este valor, e questionado a direcção da Aspar (quer a nacional quer a provincial) sobre o paradeiro desses valores ninguém soube dar um esclarecimento onde que estava o di­nheiro, e prontos, tudo ficou assim entre os compadres…E quando as pessoas reclamam ainda querem se dar ao luxo de nos ameaçar…
SA- Está a falar de um seu colega que terá sido amea­çado pelo ex-deputado do MPLA, Paulo Rangel, na pre­sença do comandante provincial da Polícia Nacional e delegado do Ministério do Interior em Benguela, o co­missario António Maria Sita?

IPG- Se alguém reclama deve ser ouvido. Os camaradas Paulo Rangel e Sita, assim como os outros camaradas não estão na nossa pele, só quem sabe o que é ficar 20 anos sem salários, é que entende a nossa dor. Por exemplo, o Paulo Rangel, tem o seu ordenado em dia como ex-deputado, tem o seu ordenado de oficial general das Forças Armadas An­golanas, e provavelmente, está inserido na caixa social das Forças Armadas, então como é que um indivíduo desses vai entender o nosso grito, se nós gritamos, é evidente que ele vai achar isso muito estranho! E foi isso que de facto aconteceu.
SA- O que é lhe vem em mente, depois destes anos to­dos de abandono?

IPG: É uma situação de frustração! Ainda hoje, estive com um dos meus camaradas, que chorou a minha frente, só porque ele tem a mãe hospitalizada e a filha doente, e ele não tem um tostão sequer, para atender as necessidades hospitalares da sua familia. E como ele não tinha onde re­correr, veio ter comigo para ver se eu lhe emprestasse algum dinheiro, mas infelizmente, eu também nem sequer tinha 100 kwanzas para lhe ajudar e, naturalmente, eu tinha de chorar com o meu companheiro. Então, com todas essas di­ficuldades o que é nos virá a mente, meu caro amigo? Pensar que um dia nós servimos este país; pensar que um dia demos o «litro» regime, é um sentimento de revolta, de indignação de tudo…. Se este regime ainda existe é porque muitos ca­maradas não olharam para si, nem pelos interesses da sua família.


Fonte: Nelson Sul d´Angola do Semanário Angolense 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Faça o seu Comentário