sábado, 30 de junho de 2012

Egito Novo presidente Mohamed Morsi tomou posse



Fonte: Lusa
 Mohamed Morsi tornou-se hoje o quinto presidente da República do Egito depois de ter prestado juramento perante o Tribunal COnstitucional, sucedendo a Hosni Moubarak, destituído por uma revolta no ano passado.

"Juro por Deus todo poderoso preservar o sistema republicano, respeitar a Constituição e a lei, proteger a lei, proteger inteiramente os interesses do povo", declarou Mohamed Morsi.

Na sexta-feira, o novo presidente prestou juramento numa cerimónia simbólica, na Praça Tahrir, perante uma multidão que o aclamou.

Morsi tinha afirmado que manteria a tradição de tomar posse na Assembleia Nacional, apesar desta ter sido dissolvida pelos militares, já este mês, com base numa decisão do Tribunal Constitucional que considerou ilegal a forma como foi eleita.

Oriundo da Irmandade Muçulmana, Morsi, de 60 anos, é o primeiro militante islâmico a aceder à presidência do Egito e o primeiro presidente egípcio que não provem do aparelho militar.

Com 51,73 por cento dos votos, Mohamed Morsi venceu à segunda volta o último primeiro-ministro de Hosni Mubarak, Ahmad Chafiq.

Em Angola no dia 31 de Agosto os angolanos têm que votar bem, votar na força da mudança, nesse caso o Bloco Democrático e no seu cabeça de lista o Doutor Justino Pinto de Andrade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Faça o seu Comentário