sexta-feira, 8 de junho de 2012

Desmobilizados das FAPLA manifestam-se em Luanda


Desmobilizados das forças militares de Angola, manifestaram-se esta quinta-feira, em Luanda, em protesto contra o abandono a que estão votados, há 20 anos.

Várias centenas de veteranos de guerra congregaram-se junto ao Ministério da Defesa e exigiram ser integrados no sistema de Segurança Social, queixando-se de que não recebem qualquer subsídio, nem foram integrados em nenhum organismo, desde 1992 - ano em que milhares de efectvos militares foram desmobilizados, ao abrigo dos acordos de paz de Bicesse.

Os desmobilizados foram travados na Rua da Imprensa Nacional, em frente ao Ministério da Defesa, por efectivos da Polícia de Intervenção Rápida, e da Policia Militar, e veículos blindados com canhões de água.

Este dispositivo policial e militar permeneceu no local provocando um gigantesco engarrafamento ao cimo da Avenida Primeiro Congresso do MPLA, junto ao Hospital Maria Pia, com o trânsito interrompido na rua da Imprensa, na I Congresso e na Kwame Nkruma.

A retirada dos manifestantes ficou marcada por altercações entre aqueles e a polícia nacional, e houve arremessos de pedras e outros objectos contundentes. No antigo Largo da Maianga, efectivos da polícia mantiveram presença ao longo da tarde.

Uma delegação dos manifestantes foi entretanto recebida pelo Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, Sachipengo Nunda. Posteriormente, o Jornal de Angola divulgou um comunicado do Ministério da Defesa onde se lê que "o pagamento dos subsídios atrasados vai ser processado tão breve quanto possível, através do sistema bancário nacional. Apelamos à calma e compreensão de todos os ex-militares, porque já foram tomadas as medidas necessárias para resolver a situação".

Fonte: VOA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Faça o seu Comentário