domingo, 15 de agosto de 2010

MAKAS NA DIRECÇÃO DA SAÚDE


"Dr Bento e seu elenco já moram no Cavaco"



Já se encontra detida antiga Direcção da Saúde na província de Benguela, no total são oitos dos acusados de cometerem o crime de peculato, durante o seu mandato que durou cerca de 15 anos. Fala-se em cerca de cinco milhões de dólares.

Dos acusados deste crime de peculato que envolve a antiga Direcção provincial da Saúde em Benguela, destacam-se o Dr. António Bento, Director provincial, Inês da Gloria Mendes, Mateus Quessongo, responsável dos recursos humanos, José Borges, chefe de repartição municipal do Lobito.

A notícia foi veiculada pela emissora estatal da província de Benguela do grupo Rádio Nacional de Angola, que segundo o porta-voz da policia Nacional, os supostos criminosos encontram-se detidos na penitenciária de Benguela, até serem ouvidos em audiência pública no tribunal provincial da Comarca de Benguela.

Segundo apuramos sob a fonte da Direcção provincial da Saúde Pública, os crimes que terão cometido os arguidos, são os mesmos que a actual Direcção provincial da Saúde está a cometer, pois, disse a fonte, os desvios de fundos pelos quais é acusado o elenco do Dr. António Bento acontecem normalmente com o seu sucessor Dr António Kaliengue, porque há subfacturação no restaurante que serve no hospital, pois dos 15 milhões de kwanzas cobrados pelo escondidinho, 20 por cento são para o actual chefe e o mesmo acontece nas Empresas de lixo e de segurança.

Aqui em Benguela esta notícia não foi lá grande surpresa, pois já se dizia em surdina que um dia o Dr. Bento e o seu elenco teriam um fim e não tardou em chegar este dia, que se diga sem medo de errar, o Dr. Bento que granjeou um certo estatuto na província de Benguela tenha a coragem de meter tanta água.

Francisco Viena munícipe atento aos problemas que se desdobram a nível da província de Benguela, disse ao nosso Boletim Informativo “A voz do cidadão” que o Director da Saúde enquanto gestor público, não terá cometido este crime só com esses elementos já identificados. O munícipe adianta ainda que devem existir mais individualidades envolvidas neste crime de peculato, onde está em jogo o dinheiro público. Segundo Francisco Viena, são cerca de cinco milhões de dólares, e os arguidos devem ter a coragem de denunciar, porque está em jogo a sua liberdade e sobre tudo a reputação. Para ele, este crime de peculato é um dos crimes mais fortes e que pode acarretar um tempo de prisão que não é pacifico, pois tudo indica que esses indivíduos poderão cumprir mais de doze anos de prisão, e podem ser condenados a pagar uma indemnização bastante grande, porque é dinheiro que pertence a cada um de nós e ninguém tem o direito de se apoderar dele usando-o em benefício próprio, quando existem milhões de angolanos, principalmente na província de Benguela, a vivem em péssimas condições.

Por outro lado, Francisco Viena, manifestou o desejo de a justiça funcionar para todos sem exclusão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Faça o seu Comentário