domingo, 15 de agosto de 2010

JUSTINO PINTO DE ANDRADE HOMEM FORTE DO BLOCO DEMOCRÁTICO

O Economista e analista político Justino Pinto de Andrade foi eleito por maioria absoluta presidente do Bloco Democrático, formação partidária que aguarda pelo aval do Tribunal Constitucional para a sua efectiva legalização.



Numa altura em que o Bloco Democrático está a criar as condições para a sua legalização perante o Tribunal Constitucional, Justino Pinto de Andrade, de 62 anos de idade, economista, docente universitário, e analista político é o novo homem forte do Bloco Democrático que tem a responsabilidade de dirigir os destinos do partido durante os próximos quatro anos.

Dr. Justino Pinto de Andrade
Presidente do Bloco Democrático
A cerimónia de eleição aconteceu em Luanda no CEFOCA, uma das unidades hoteleiras do município do Cazenga, entre os dias 3 e 4 de Julho, em que a Comissão Instaladora e Delegados se reuniram para realizar a sua primeira Convenção.

Já no Cine Nacional Chá de Caxinde, onde se deu o encerramento das actividades, Justino Pinto de Andrade, na sua tomada de posse, começou por dizer que se sentia muito animado por fazer parte deste projecto que vai mudar o rumo de Angola. Para o político, tinha de haver uma política democrática com a intenção de dar e não com a intenção de nos servimos.

Por outro lado, salientou que é preciso uma intervenção muito activa, porque é bem visível que os caminhos da democracia têm encontrado nos últimos tempos muitos obstáculos, por isso é necessário que se instalem forças politicas que tenham capacidade de “competir” em pé de igualdade com outros partidos políticos.

O novo Presidente disse ainda que era necessário fazer entender à população que a razão se encontra do lado do Bloco Democrático, porque é um partido que vai abrir várias portas para a formação de outros partidos. Para ele o Bloco Democrático vai sempre caminhar de braços dados com aqueles que respeitam a democracia, os direitos humanos e a inclusão social.

O politico, lamentou o factos de haver uma exclusão de alguns órgãos do sector público como os da comunicação social que têm de certo modo prejudicado os outros partidos políticos a nível de cobertura e beneficiando o MPLA. “ Os nossos órgãos de comunicação social não são isentos, é preciso uma mudança no actual quadro. Na minha opinião esses órgãos, principalmente os estatais, devem servir a opinião pública, não só os homens e os interesses do MPLA. Como vemos, hoje aqui não se encontra nenhum órgão do sector público, mas se fosse o MPLA a fazer uma actividade qualquer já estariam aqui muito mais cedo”- afirmou.

Como dirigente da nova força política, Justino Pinto de Andrade apelou aos participantes a importância dos delegados em ter o espírito de coragem para denunciar aquelas pessoas que se apoderam do erário público, principalmente de algumas pessoas ligadas ao partido no poder, ou instaladas nos órgãos do poder do estado. “ Vamos observar, e também vamos denunciar estas praticas indevidas, porque o país é de todos os angolanos e não de alguns”- Denunciou.

Justino Pinto de Andrade, disse também que não era por acaso que altas individualidades do partido no poder estavam a ocupar ilegalmente grandes lotes de terrenos. Até aqueles que nunca tiveram terras nas suas vidas, hoje apresentam-se como proprietários dignos de grandes extensões de terra, quer a nível urbano ou rural, para mais tarde negociarem com aqueles que efectivamente vão trabalhar a terra. “ É de lamentar que essas pessoas estejam a ocupar e ao mesmo tempo vender grandes lotes de terrenos às agências imobiliárias para tirar rendimento de uma propriedade que não lhes é devida, alcançada por tráfico de influências ou por causa dos lugares em que estão instaladas”, lamentou.

O político, garantiu que o Bloco Democrático vai continuar a lutar para dar mais oportunidades às novas gerações, para que tenham menos obstáculos nas suas actividades. “ Vamos apostar muito na nossa juventude porque aí está a continuidade do nosso partido e o futuro do país marcado”- garantiu.

O também analista político, disse que iria concentrar, numa primeira fase, as suas atenções na organização desta nova formação partidária. Vai trabalhar na estruturação do Bloco Democrático e criar condições para todos os militantes.

Na mesma Convenção foi eleito o Dr. Filomeno Vieira Lopes para o cargo de Secretário-geral do Bloco Democrático, um político nato neste partido, o que ilustra bem o leque de homens ligados à política que irão dirigir os destinos deste grande e promissor partido político que muito poderá dar para o desenvolvimento de Angola.

De salientar que participaram desta primeira Convenção Nacional representantes de quase todas as províncias do país, e os participantes foram unânimes em afirmar que a eleição de Justino Pinto de Andrade vai de certo modo catapultar a vida do partido, e acreditam que o mesmo terá um outro dinamismo. “ Estamos certos que o Bloco Democrático é um projecto muito sério por ter pessoas que entendem de política a nível nacional e internacional.”- Disseram os participantes.



A trajectória de Justino Pinto de Andrade.

Justino Pinto de Andrade, militou durante muito tempo no MPLA e entrou em rota de colisão com a sua direcção por divergência de cariz ideológico pouco antes do início do processo de descolonização de Angola, militando na Revolta Activa, corrente de que eram animadores, entre outros, os seus tios.

Após a proclamação da independência conheceu o calvário, um itinerário que completara depois de ter ficado encarcerado durante muito tempo no Tarrafal, Cabo – Verde. Com a abertura democrática em 1992, participou na constituição da Associação Cívica de Angola (ACA), com o tio Joaquim Pinto de Andrade, na altura secretário da mesma. Manteve a sua fidelidade ao partido no poder até entrar em desacordo com essa direcção e acabou por suspender a sua militância.

Com o aprofundamento das divergências anuncia publicamente a sua desvinculação do MPLA, assumindo-se como uma pessoa livre que doravante apoiaria a Frente para Democracia, força politica extinta no rescaldo do desastre eleitoral de 2008.

Amador de debate sobre questões de política interna e externa, Justino Pinto de Andrade engajou-se na reestruturação do Bloco Democrático, e assume agora a liderança do partido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Faça o seu Comentário