Comemora-se no dia 01 de Maio o dia consagrado aos trabalhadores do mundo inteiro, em homenagem às vítimas de 1886, em Chicago, que exigiam não só a redução da jornada de trabalho, mas também a melhoria das condições de vida de quem produz a riqueza da sociedade.
É um dia que não diz respeito apenas aos trabalhadores de 1886, mas também a todos os nossos contemporâneos que dia e noite transpiram para que o essencial e necessário para viver não falte na sociedade. É um dia que se reveste de grande significado na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, pois, ainda nos nossos dias constata-se que muitos deles são submetidos a condições de trabalho desumanas.
Para o Bloco Democrático, a realidade angolana não é excepção. O crescimento económico do país nos últimos tempos encontra-se distante do desenvolvimento humano. As baixas e atrasos salariais por parte de muitas instituições, incumprimentos no pagamento de diversos subsídios de direito do trabalhador, as dificuldades de acesso ao trabalho são factores que podem comprometer a sua saúde quer física, quer mental. O salário mínimo angolano é incapaz de suprir todas as necessidades existenciais de saúde e lazer das famílias de trabalhadores.
Por isso, o Bloco Democrático recomenda que o Governo adopte um sistema governação credível, que devolva as expectativas dos angolanos, garantindo mais trabalho e salário justo, eliminando as assimetrias, o abuso do poder e a usurpação do bem público para benefício próprio, em detrimento da maioria.
O Bloco Democrático solidariza-se com os trabalhadores angolanos, apoiando a luta de hoje e de sempre, para que se mantenham todos os direitos constitucionalmente adquiridos e se busquem mais avanços na direcção da felicidade do ser humano.
VIVA ANGOLA, VIVA A PAZ E VIVA O TRABALHADOR
LIBERDADE, MODERNIDADE, CIDADANIA.
Benguela, 29 de Abril de 2011
O Bloco Democrático
Sem comentários:
Enviar um comentário
Faça o seu Comentário