quarta-feira, 6 de julho de 2011

Parabéns, Bloco Democrático

Hoje mais do que nunca tenho a convicção de que temos um Partido.
Hoje mais do que nunca vejo uma Angola em mudança. Sim, em mudança porque o angolano cresceu muito em mentalidade mesmo quando o canteiro de obras que tanto aplaudiu de início viria tornar-se num pesadelo da demolição de sua própria residência.
Hoje, o angolano tem consciência. Sabe o que quer, por isso escolhe o que quer. 
Hoje o angolano sabe que perdeu tempo em demagogias e em devaneios.
Perdeu tempo em fadas e ngungas renascidos em cada esquina da vida cansada. 
Em trincheiras firmes da miséria e da corrupção galopantes. 
Hoje, ninguém mais sonha acordado em savanas ressequidas. Ninguém mais deixará castrar a sua consciência. Nem
à bala nem a troca de uma caneca de epalapala e nem à cuca
Hoje ninguém mais consentirá a imposição de uma menopausa precoce existencial...
Entoaremos juntos, brevemente, a canção de liberdade. A canção da modernidade. A canção da cidadania que sonhamos juntos.
Construiremos a cada dia um edifício grandioso feito Bloco a Bloco. Um Bloco de aço com um misto de argamassa de negros, brancos, mulatos, albinos, khoisans, hereros, mucubais, nhanekas, ovambos, nganguelas, tchokwes, umbundus, kimbundus, kikongos, fiotes e com todos os democratas na diáspora...
Construiremos de mãos dadas o sonho há muito adiado; o sonho há muito odiado pelos algozes da liberdade e da democracia...
Farão parte dessa empreitada, todos... ricos, pobres, intelectuais, iletrados, jovens, velhos, crianças e até muitos daqueles, hoje, subjugados, engaiolados e decalcados pelo sistema desumano... Até esses poderão voar alto, cantando a liberdade nos céus luzidios de Mayombe. 
Diremos ao mudo inteiro que nós também podemos. Gritaremos com toda a força dos nossos pulmões. Dançaremos o tchintweni, o tchinganzi e o vissungo em plena luz do dia. Será festa da Liberdade e da Democracia angolanas. Ninguém mais ousará calar-nos. Seremos nós mesmos. O desenvolvimento será auto-sustentado e como o centro - o homem, na sua essência multifacética.
Hoje mais do que nunca os angolanos têm um grande Partido... Um instrumento com quem contar para a resolução dos seus problemas... Uma sombra da mulemba acalentadora com raízes fundas como o embondeiro do Péu Péu.
Há uma luz de esperança e de uma Angola próspera digna de se viver. Uma Angola sem facilismos nem enriquecimentos sem causa. Onde “quem quer ser rico deverá trabalhar”…
Sem populismo, sem demagogia exprimamos aquilo que nos vai à alma. Exprimamos com coragem a verdade nua e crua. Não prometamos ventos nem ilusões. Prometamos antes o anzol, o sentido de rigor e a transparência na coisa pública. Pois, os grandes estados só o são porque possuem instituições fortes e homens competentes. Cada um tem, contudo, o dever de fazer bem a sua parte. Cada um deve fazer bem o que sabe fazer. Este é o segredo do sucesso. Isto é o que nos deve caracterizar; este é o espírito bloquista...
Parabéns ao Bloco Democrático. Parabéns à direcção do partido. Parabéns a todos os membros e a todos democratas dentro de Angola e na diáspora. Que o dia quatro de Julho se repita por longos e fecundos anos.

Liberdade, Modernidade, Cidadania
Lobito, 06 de Julho de 2011
Fernando Kapetango


Sem comentários:

Enviar um comentário

Faça o seu Comentário