segunda-feira, 20 de setembro de 2010

“JARDIM MILIONÁRIO” LEVA MANUEL FRANCISCO À CADEIA


Manuel Francisco
Antigo Administrador  de Benguela

Segundafeira, 13, em consequências das denúncias sobre alegadas irregularidades na facturação do orçamento para a reabilitação de um jardim. Um milhão e 600 mil dólares norte-americanos foi o valor apresentado.
A detenção acontece mais de um ano depois de os jornalistas José Manuel, correspondente da rádio Ecclésia em Benguela, e Francisco Rasgado, director do jornal Chela Press terem denunciado o crime de peculato e furto.
O caso que ficou conhecido como “Jardim Milionário” emergiu a 17 de Maio de 2009, data do aniversário da cidade, quando se tornou público o valor aplicado na reabilitação de um pequeno jardim da cidade que se encontra defronte ao mercado “Heróis de Moncada”.
O Tribunal Provincial de Benguela ordenou a prisão do acusado por considerar que existem provas que atestam a sua implicação no processo que levou à delapidação de cerca de um milhão e 600 mil dólares norte americanos dos cofres do Estado.
O antigo governante vai aguardar o julgamento nas instalações prisionais do Cavaco.
Manuel Francisco foi exonerado do cargo pelo governador provincial, Armando da Cruz Neto, na sequência de uma proposta apresentada numa carta a si endereçada pelo Secretariado do MPLA em Benguela, onde se solicitava que tal medida fosse tomada independentemente dos possíveis resultados da investigação que estava a ser realizada.
A gravidade do assunto, levou uma delegação do Tribunal de Contas a se deslocar a Benguela para apurar as denúncias sobre o polémico orçamento. O jardim foi reabilitado por uma empresa afecta ao administrador municipal, Manuel Francisco e ao então primeiro secretário provincial do MPLA, Jeremias Dumbo.
O deputado Jeremias Dumbo, pela bancada do MPLA, poderá confrontar-se em breve com uma solicitação de suspensão da sua imunidade parlamentar, revelou a este jornal uma fonte do Tribunal de Contas.
A fonte disse que o deputado poderá ser arrolado no processo do caso Jardim Milionário em Benguela que conheceu esta semana um desenvolvimento esperado: a prisão preventiva de Manuel Francisco.
Políticos reagem a detenção
As representações das maiores forças políticas do país existentes na cidade das Acácias Rubras já se manifestaram em relação a detenção do antigo administrador municipal.
A secretaria provincial da UNITA, Ana Bela Jordão, disse que exemplos como esta detenção deveriam surgir também em Luanda.
Sobre o mesmo assunto, um dos mais altos responsáveis do Bloco Democrático em Benguela Francisco Viena Secretário Províncial ,  sustentou que essa é uma prática comum dos dirigentes do partido no poder, e que devem pagar por esses males que só, porque o que está em jogo é o dinheiro da nação, uma vez que ainda existem muitos angolanos a passarem por muitas necessidades.
Diante de tal situação, o segundo secretário do MPLA em Benguela, Veríssimo Sapalo, reagiu à detenção do seu colega de partido dizendo que ninguém está acima da Lei.



REAÇÃO DO BLOCO DEMOCRÁTICO
Tendo tomado conhecimento da detenção de alguns dirigentes do aparelho governativo de Benguela, acusados de crime de peculato, o Bloco Democrático junta-se aos esforço das entidades competentes e encoraja o Ministério Público a prosseguir com os seus esforço para a reposição da legalidade.
LIBERDADE, CIDADANIA E DEMOCRACIA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Faça o seu Comentário